sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comentários postados:

1. Eduardo disse:
Dificilmente um analfabeto poderia ser um bom crítico político.
Só o fato de não saber ler já dificulta sobremaneira qualquer tentativa de interpretar propostas e planos de governo. Cabe também ressaltar que, antes de formar algum tipo de opinião, o indivíduo deve ter a capacidade de analisar os fatos; o que muitas vezes é possível apenas através da leitura. Portanto, acredito serem raros os casos em que o analfabeto não é também um analfabeto político.

2. Daniela disse:
Analfabeto é aquele que por algum motivo não teve a oportunidade de se alfabetizar, já o analfabeto político é aquele que não quer entender o mundo que o cerca, é aquele que não gosta e rejeita a política. Sim é possível ser analfabeto e ser interessado pela política, em querer mudar o mundo através de um voto consciente, o analfabeto não quer que se repita o seu triste destino de não ser alfabetizado e assim busca na política uma solução ou pelo menos um caminho para a solução do número de analfabetos do nosso Brasil

3. Adriana disse:
É possível ser analfabeto sem ser analfabeto político, pois existem pessoas que não sabem ler nem escrever, mas sabem se situar e se posicionar nas diversas situações do dia a dia... Utilizando seu voto, seu conhecimento e sua cultura, para através destas iniciativas transformarem mesmo sem o domínio da leitura e da escrita a sociedade em que vive.

4. Liara disse:
Acredito sim que é possível ser analfabeto e não ser analfabeto político, pois ser analfabeto significado não ter o domínio da leitura e da escrita, e analfabeto político é alguém que é alienado dos problemas e transformações da sociedade, não tem opinião, atitude, e muitas vezes fingi não ver o que acontece no seu entorno. Ou seja, existem pessoas analfabetas, mas que cumpre seu papel perante a sociedade, sabe sobre seus direito e deveres, sabem respeitar as pessoas, e sabem o quanto importante é o nosso direito de voto.

5 Edilna Karina disse:
Acredito que sim é possível ser analfabeto e não ser analfabeto político, pois até mesmo as pessoas que não sabem ler e escrever, sabem muito bem as dificuldades enfrentamos em consequência da política corrupta e mal exercida. Porém é difícil dizer ser somos alfabetizados politicamente pois a política nos revela surpresas, por vezes, achamos que sabemos escolher um bom candidato, mas só vamos ver se ele é bom mesmo depois, que ele já está lá, é como encolher um presente embrulhado, não sabe o que tem por dentro.

6 Daniela disse:
Analfabeto é aquele que por algum motivo não teve a oportunidade de se alfabetizar, já o analfabeto político é aquele que não quer entender o mundo que o cerca, é aquele que não gosta e rejeita a política.
Sim é possível ser analfabeto e ser interessado pela política, em querer mudar o mundo através de um voto consciente, o analfabeto não quer que se repita o seu triste destino de não ser alfabetizado e assim busca na política uma solução ou pelo menos um caminho para a solução do número de analfabetos do nosso Brasil.

7 Aline disse:
Acredito que sim, pois, um individuo que é considerado analfabeto por nao saber ler, escrever, pode fazer diversas coisas que envolvem o senso crítico no seu dia-a-dia, sendo capaz de realizar grandes propostas de mudanças e de transformação, no meio em que está inserido. Quando falamos em analfabetismo político, referimos ao fato do individuo acatar tudo que lhe é imposto, sem indagar, sem questionar a realidade, ou ate mesmo, sem estar a par de seus direitos.

8 S/Identificação diss:
É possível, pois o que importa é a pessoal se sentir pertencente de um processo que envolve a todos, que é eleger alguém. Consegue-se saber quais são as propostas dos candidatos, se já realizaram um trabalho significativo ou é um oportunista. Ser alfabetizado não é único critério para se fazer uma boa escolha, precisa de outras experiências ( conhecimentos).

9 Karoline disse:
Ser cidadão diz respeito à participação que o ser humano tem na sociedade e hoje, com o grande acesso a meios de informação, às telecomunicações, é oportunizado para mais pessoas um olhar crítico em relação a sociedade e suas políticas possibilitando que, mesmo analfabeto,o sujeito possa participar e olhar para sua sociedade no âmbito político em função deste fácil acesso a informação

10 Taíane disse:
Acredito que sim, pois analfabeto pode não saber ler palavras, textos, mas pode fazer a leitura do mundo, do contexto em que esta inserido e fazer relação com as propostas anteriormente feita pelo candidato eleito. O dito não analfabeto ao fechar os olhos para seu próprio direito se torna um analfabeto político. Viver no comodismo é algo que desde muito cedo foi implantado na nossa sociedade. Como todos sabem ordem e progresso, requer o silêncio de um povo para um progresso que esta longe de ser um direito a todos.

11 Mayara disse:
Acredito que diante da força que a mídia exerce sobre a raça humana principalmente na atualidade distorcendo muitas vezes as informações, seja possível sim ser analfabeto, mas não analfabeto político. Principalmente, aquelas pessoas que são um tanto desprovidas de cultura e/ou não tiveram acesso á elas, são as mais prejudicadas infelizmente... e tem também o outro lado...tem vezes que fingimos não sabermos o que se passa ao nosso redor e julgamos ser culpa de alguém que está em outra instância, quem sabe seria a hora de acabar com isso e pensáramos mais seriamente em nossos verdadeiros propósitos