sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Abrindo este FÓRUM, convido os meus alunos da disciplina MEN 1170, do Curso de Pedagogia/Noturno/UFSM a enviarem suas contribuições a respeito do assunto.

5 comentários:

  1. Acredito que diante da força que a mídia exerece sobre a raça humana principalmente na atualidade distorcendo muitas vezes as informações, seja possível sim ser analfabeto mas não analfabeto político. Principalmente, aquelas pessoas que são um tanto desprovidas de cultura e/ou não tiveram acesso á ela, são as mais prejudicadas infelizmente...
    e tem também o outro lado...tem vezes que finjimos não sabermos o que se passa ao nosso redor e julgamos ser culpa de alguém que está em outra instância, quem sabe seria a hora de acabar com isso e pensaramos mais seriamente em nossos verdadeiros propósitos (Mayara Cardoso)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim, porque o analfabeto político é aquele sujeito alienado ao que acontece a sua volta, não se interessa pelos fatos, pelo seu país. Já o analfabeto é aquele que por algum motivo não teve a oportunidade de estudar e alfabetizar-se, mas nem por isso necessita ser um indiferente de seus compromissos, nem de expressar suas opiniões. (Janaína)

    ResponderExcluir
  3. Acredito que sim, poís analfabeto pode não saber ler palavras, textos, mas pode fazer a leitura do mundo, do contexto em que esta inserido e fazer relação com as propostas anteriormente feita pelo cadidato eleito.
    O dito não analfabeto ao fechar os olhos para seu próprio direito se torna um analfabeto político. Viver no comodismo é algo que
    desde muito cedo foi implantado na nossa sociedade. Como todos sabemos ordem e progresso, requer o silêncio de um povo para um progresso que esta longe de ser um direito a todos. (Taíane Canfild Veiga)

    ResponderExcluir
  4. È possivel, pois o que importa é a pessoal se sentir pertencente de um processo que envolve a todos, que é eleger alguém.Se consegue saber quais são as propostas dos canditatos , se já realizaram um trabalho significativo ou é um oportunista .
    Ser alfabetizado não é único critério para se fazer uma boa escolha, precisamos de outras experiências ( conhecimentos).
    ILiane

    ResponderExcluir
  5. Dificilmente um analfabeto poderia ser um bom crítico político.
    Só o fato de não saber ler já dificulta sobremaneira qualquer tentativa de interpretar propostas e planos de governo.
    Cabe também ressaltar que, antes de formar algum tipo de opinião, o indivíduo deve ter a capacidade de analisar os fatos; o que muitas vezes é possível apenas através da leitura. Portanto, acredito serem raros os casos em que o analfabeto não é também um analfabeto político.

    (Eduardo Weber)

    ResponderExcluir