sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FORUM AVALIATIVO Nº1

FORUM AVALIATIVO Nº1
A proposta dessa atividade é promover um debate sobre a temática da alfabetização. Para tanto, vejamos a citação abaixo que subsidiará, também, a construção dessa discussão:
O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
Texto de Bertold Brecht, escritor e teatrólogo alemão (1898/1956)


Responder ao seguinte questionamento:
É POSSÍVEL SER ANALFABETO E NÃO SER ANALFABETO POLÍTICO? POR QUÊ?

25 comentários:

  1. Abrindo este FÓRUM, convido os meus alunos da disciplina MEN 1170, do Curso de Pedagogia/Noturno/UFSM a enviarem suas contribuições a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Não é possível ser analfabeto e não ser analfabeto político. Embora, durante muitos anos, de acordo com o texto “Analfabetismo, Alfabetização, Escola e Educação: O analfabetismo no Brasil” tenha sido negado ao brasileiro analfabeto o direito ao voto e, posteriormente, só então na constituição de 1988 tenha sido garantida a sua participação nas votações através do voto facultativo dando lhe assim, o direito sem obrigatoriedade ao voto, o artigo sobre o analfabeto político por Marco Aurélio Rodrigues da Cunha e Cruz em 24 de agosto de 2008 disponível no endereço http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/por-que-educacao-nao-tem-prioridade-no-brasil/artigo/analfabeto-politico/12369 , assim como o texto de Bertold Brecht, me auxiliaram a perceber que o analfabetismo político não se reduz ao fato de saber ler e escrever, mas que o analfabeto político é aquele que não efetiva a sua participação nas urnas com o ato consciente de seu voto e da repercussão que este terá para a população durante determinado período. O analfabeto é então, consequentemente um analfabeto político essencialmente por não ter a capacidade de discernimento daquilo que é apropriado e necessário para que o político possa ser eleito um representante da sociedade. Assim afirmo por acreditar também, que a não-obrigatoriedade de participação nas votações contribua para que o analfabeto deixe de votar. O analfabeto político é então, aquele que não tem a capacidade de argumentar politicamente e que por mais que apresente como alguns de seus princípios, a ética e o respeito pelo senso coletivo, Cunha acrescenta que estes não serão suficientes para que ele deixe de ser um analfabeto político, pois ainda assim não terá argumentos suficientes para questionar e decidir pelo candidato. Porém, ressalto que analfabeto político não é somente aquele que não possui habilidades discursivas ou de interpretação não tendo, portanto, condições de julgar um candidato apto ou não, mas todos aqueles que não exercem seu direito ao voto com democracia, compromisso e responsabilidade.

    Acadêmica: Diolinda Franciele Winterhalter

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ser cidadão diz respeito à participação que o ser humano tem na sociedade e hoje, com o grande acesso a meios de informação,às telecomunicações, é oportunizado para mais pessoas um olhar crítico em relação a sociedade e suas políticas. Sendo aasim, mesmo analfabeto, o sujeito pode olhar para sua sociedade no âmbito político em função deste amplo acesso as informações que possibilita.[karoline]

    ResponderExcluir
  5. Forum Avaliativo Nº1
    Sim. Porque o analfabeto que apenas não tem conhecimento da leitura e a da ecrita, pode ter conhecimentos sobre política, economia,e com isso participa da sociedade ativamente e já o analfabeto político domina bem a leitura e a escrita , mas não está interado a assuntos pertinentes a uma sociedade ou a um país, pois o político deve saber a importância de olhar para todos os âmbitos,sociais, políticos,economicos e culturais de uma sociedade.(Rosiclei)

    ResponderExcluir
  6. Acredito que muitas pessoas são analfabetas por causa da falta de leitura e escrita, mas não analfabetos políticos, porque as pessoas podem não conhecer bem alguns assuntos, mas sabem que podem através de sua decisão melhorar a sua condição de vida exercendo seu direito de cidadão. (Lígia)

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Acredito sim que é possível ser analfabeto, não saber ler, nem escrever e não ser analfabeto político, pois para ser alfabetizado precisa-se bem mais de instrução e de orientação não só do mundo e do meio onde convive como também do meio da sala de aula, e para ser um político alfabetizado basta reproduzir as palavras já ditas por alguém, sem nem mesmo saber se nessa palavras hà alguma coerência ou sentido.
    Liziani Deglinomini

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o analfabetismo nao impeça o individuo de conhecer e participar da política, porque nós somos política e as experiências de vida que cada um possui pode ultrapassar algumas barreiras que o analfabetismo coloca.SILVIA AGUIAR

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que é possível, mesmo sendo analfabeto, estar informado e ter conhecimento a respeito da política através do cotidiano e da vivência. O analfabeto político,na maioria das vezes, possui escolaridade mas não se utiliza desse conhecimento adquirido para se posicionar como cidadão.Dessa forma, o cidadão analfabeto e o analfabeto politico se tornam os principais alvos das campanhas eleitorais,por ser levado em conta a criticidade e a pacificidade em relação a política e não apenas a escolaridade que esses eleitores possuem. ( Natália Possebon)

    ResponderExcluir
  11. É possível ser analfabeto sem ser analfabeto político, uma vez que o indivíduo participe ativamente na sua sociedade e saiba que não está alheio ao que acontece em sua volta. Diante disso, percebo que só é analfabeto político quem quer, quem acha que nada diz respeito a si, nem o atinge. Por sua vez, o analfabeto pode ter consciência e participar da vida social, sem necessariamente, ter que saber ler e escrever.

    ResponderExcluir
  12. acredito que sim, desde que o indivíduo analfabeto tenha uma interação sobre o assunto (politica),seja essa interação adquirida por troca de experiência,ou por ter uma visão mais abrangente sobre o assunto, eu conheço um analfabeto( não sabe ler escrever) mas ele tem uma paixão tão grande por política que participa de vários comíssios e assiste aos horários políticos pede para sua filha ler as propostas dos candidatos, dali ele analisa e tira suas coclusões.Acredito que o fato dele não saber ler e nem escever,até atrapalha um pouco certas lógicas de raciocínio, mas não impede que ele compreenda melhor política do que um alfabetizado, pior analfabeto é aquele que sabe ler e escrever mas não toma posição e nem iniciativa para querer mudar o país, vota apenas por obrigação é mais analfabeto do que o analfabeto, na verdade eum ignorante.

    ResponderExcluir
  13. Certamente, pois não é todas as pessoas que têm ou tiveram a oportunidade de ter acesso a alfabetização. Mas não é por isso que são leigos em relação a política, já que os políticos fazem uso dos meios de comunicação, assim não precisa ser alfabetizado para olhar uma reportagem, ou um candidato e saber decidir
    se é bom ou não para a sua sociedade.
    (Mariane Vargas/Pedagogia Noturno-UFSM)

    ResponderExcluir
  14. É possível ser analfabeto sem ser analfabeto político, pois existem pessoas que não sabem ler nem escrever mas sabem se cituar e se posicionar nas diversas situações do dia a dia a que pertence, utilizando seu voto, seu conhecimento, e sua cultura para através destas iniciativas transformar mesmo que sem o domínio da leitura e da escrita a sociedade em que vive

    ResponderExcluir
  15. É possível ser analfabeto sem ser analfabeto político, pois existem pessoas que não sabem ler nem escrever mas sabem se cituar e se posicionar nas diversas situações do dia a dia a que pertence, utilizando seu voto, seu conhecimento, e sua cultura para através destas iniciativas transformar mesmo que sem o domínio da leitura e da escrita a sociedade em que vive.
    Adriana

    ResponderExcluir
  16. Acredito sim que é possível ser analfabeto e não ser analfabeto político, pois ser analfabeto significado não ter o domínio da leitura e da escrita, e analfabeto político é alguém que é alienado dos problemas e transformações da sociedade, que não tem opinião, atitude, e que muitas vezes fingi não ver o que acontece no seu entorno. Ou seja, existem pessoas analfabetas, mas que cumpre seu papel perante a sociedade, sabe sobre seus direito e deveres, sabem respeitar as pessoas, e sabem o quanto importante é o nosso direito de voto.( Liara)

    ResponderExcluir
  17. Acredito que sim é possivel ser analfabeto e não ser analfabeto político, pois até mesmo as pessoas que não sabem ler e esvrever, sabem muito bem as dificuldades enfrentamos em consequencia da política corrupta e mal exercida. Porém é dificil dizer ser somos alfabetizados politicamente pois a politica nos revela surprezas, por vezes, achamos que sabenos escolher um bom candidato, mas somos vamos ver se ele é bom mesmo depois, que ele já está lá, é como encolher um presente enbrulhado, não sabe o que tem por dentro. (Edilna Karina)

    ResponderExcluir
  18. Analfabeto é aquele que por algum motivo não teve a oportunidade de se alafabetizar, já o analfabeto político é aquele que não quer entender o mundo que o cerca, é aquele que não gosta e regeita a política.
    Sim é possível ser analfabeto e ser interessado pela política, em querer mudar o mundo através de um voto consciente, o analfabeto não quer que se repita o seu triste destino de não ser alfabetizado e assim busca na política uma solução ou pelo menos um caminho para a solução do número de analfabetos do nosso Brasil

    ResponderExcluir
  19. Sim é possível ser e não ser analfabelo político, cabe a cada um escolher quais destas situações se identifica mais, sendo que o analfabeto político é aquele que não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos, não sabe o custo de vida e nem de qualquer mercadoria, e ainda se orgulha em dizer que odeia política, mas o que ele não sabe é que a política sempre está presente em nossas vidas para tudo e em tudo há política.

    ResponderExcluir
  20. Cada vez mais me convenço de que o nível de desenvolvimento político de um cidadão não é proporcional a sua alfabetização, pois muitos trabalhadores analfabetos fazem parte de sindicatos, conhecem as leis, seus direitos e deveres, organizam-se frente aos seus ideais de classe e modificam a realidade de forma politizada. Isso também acontece com comunidades que se mobilizam para obter ,melhorias de vida onde moram. Politica não é só partido, candidato, mandato, direita ou esquerda, e sim a forma como usufruimos dos nossos direitos e interagimos enquanto sociedade. Marcia Cardona (monitora)

    ResponderExcluir
  21. Eu acredito sim que seja possível;até os anos de 1950, o conceito de alfabetização dizia respeito à capacidade do sujeito de ler, escrever e realizar as quatro operações.Hoje isso já tem mudado um pouco, mas a respeito de ser analfabeto político a questão pra mim fundamental,é que homesn e mulheres em sua maioria, tem horror a falar sobre o que acontece em Brasília, exceto falar o popular “dogma” de que “político é tudo ladrão”.
    Os hábitosd políticos das pessoas restringen-se apenas em épocas de campanhas eleitorais, quando os candidatos estão se elegendo, nós não analizamos oque aquele candidato está propondo, não pensamos sobre, muitas vezes levamos a questão muito pessoalmente.
    Lembro aqui do trecho do estudante e escritor Robson Fernando:
    Por mais que a política no Brasil venha decepcionando, mais válido do que desistir de falar dela é discutir como substituir a corja que domina as casas legislativas dos municípios, dos estados e do País. É um engodo a frase popular que diz que “política não se discute”. Discute-se sim, desde que a simpatia manifestada pela pessoa a determinada corrente política exista mais por racionalidade e menos por sentimentos de fé de que tal corrente irá “revolucionar”.

    Assim, ser alfabetizado politicamente pra mim é estar ciente das consequências que tua escolha possa vir a trazer para o país...
    Acadêmica: Sandra Maders

    ResponderExcluir
  22. Meu comentário foi parar no meu email.É o que segue:Me considero uma
    alfabetizada nas letras,e analfabeta no que se refere
    a política,por não compreender nem querer saber do que se passa.Muitas
    pessoas são o contrário a partir de suas vivências discutem muito sobre
    política.E não é por não saber ler que não entendem de política em
    suas vivências aprendem muito.

    ResponderExcluir
  23. Me considero uma
    alfabetizada nas letras,e analfabeta no que se refere
    a política,por não compreender nem querer saber do que se passa.Muitas
    pessoas são o contrário a partir de suas vivências discutem muito sobre
    política.E não é por não saber ler que não entendem de política em
    suas vivências aprendem muito.Rosângela

    ResponderExcluir
  24. É possível ser analfabeto e não ser analfabeto político?

    De acordo com Ferreiro (1999), a alfabetização “promove no indivíduo novas formas de ver, interpretar, compreender, criticar e ressignificar o mundo”. A partir da leitura do texto “O Analfabeto Político” escrito por Bertold Brecht, constata-se que é possível sim ser analfabeto, no sentido lato de não conseguir codificar e decodificar determinados símbolos lingüísticos, porém ser alfabetizado politicamente, pois conforme o advogado Marco Aurélio Rodrigues da Cunha e Cruz, em artigo escrito para o Jornal de Debates, “o verdadeiro propósito democrático não se limita à capacidade de as pessoas conseguirem ou não ler, escrever e realizar operações matemáticas, pois também se torna imperativo saber o que elas são capazes de fazer com essas habilidades”.

    Sendo assim, o analfabeto político pode ser concebido como aquela pessoa que “não efetiva a importância democrática que lhe cabe e promove a alienação social, portanto é extremamente nocivo ao país e compromete a sua existência como democracia”, como afirma Robson Fernando, estudante e escritor, no site disponível no endereço http://acertodecontas.blog.br/artigos/o-analfabetismo-poltico-no-brasil. Em contra partida, o alfabetizado politicamente possui a capacidade de interpretar, compreender, criticar e ressignificar o mundo de maneira efetiva, promovendo mudanças, através da real participação social.
    Denise Valduga Batalha

    ResponderExcluir
  25. credito que um pessoa pode ser sim analfabeto e não ser um analfabeto político. Isto porque, por mais que uma pessoa não saiba ler e escrever, ela pode ter sim a sua opinião própria em relação ao mundo político que o cerca, pois o analfabeto pode ter uma participação ativa na vida da sociedade em que ele vive, tendo uma conduta ética, um senso coletivo e um reconhecimento de que há de respeitar os seus compatriotas, da mesma forma em que ele espera ser respeitado. Além do mais, não saber ler e escrever, não significa que um cidadão não possa exigir que seus direitos sejam respeitados e cumpridos, assim como os seus deveres.
    Gessiane Rehbein

    ResponderExcluir